No Google, levamos a segurança on-line a sério. Para proteger sua conta, recomendamos seguir as etapas abaixo com frequência.
Importante: podemos usar um ícone de ponto de exclamação vermelho, amarelo ou azul para recomendar ações imediatas na sua Conta do Google. Para saber mais, acesse "Ações recomendadas".
Ações recomendadas
Um ponto de exclamação ao lado de "Ações recomendadas" significa que o Google recomenda que você siga algumas etapas para proteger sua conta. O nível de gravidade é baseado na cor:
- Azul: para dicas de segurança.
- Amarelo: para etapas importantes.
- Vermelho: para notificações urgentes.
Um escudo verde com uma marca de seleção indica que sua conta está íntegra e nenhuma ação imediata é necessária.
Para verificar as notificações:
- Faça login na sua Conta do Google.
- No canto superior direito, clique na foto do perfil.
- Clique em Ações recomendadas.
- Isso leva você à seção "Verificação de segurança", que dá sugestões personalizadas para aprimorar a segurança da sua conta.
Se a opção "Ações recomendadas" não aparecer, isso significa que o Google não tem recomendações de segurança para você. No entanto, você pode conferir o nível de segurança da sua Conta do Google:
- Faça login na sua Conta do Google.
- Clique em Gerenciar sua conta
Segurança.
- Se todas as recomendações tiverem sido seguidas, um escudo verde vai aparecer na parte de cima da página.
- Caso ela mostre um escudo verde, sua conta está segura. Ela também pode dar dicas de segurança para proteger ainda mais a conta.
Dica: se você é jornalista, ativista ou alguém que corre risco de sofrer ataques on-line, saiba mais sobre o Programa Proteção Avançada.
Etapa 1: fazer uma verificação de segurança
Acesse Verificação de segurança para ver recomendações de segurança personalizadas para sua Conta do Google, incluindo as seguintes:
Adicionar ou atualizar opções de recuperação de contaSeu número de telefone e endereço de e-mail de recuperação são ferramentas de segurança poderosas. Esses dados de contato podem ser usados para ajudar a:
- Impedir que alguém use sua conta sem a sua permissão.
- Informar atividades suspeitas na sua conta.
- Recuperar sua conta se não for possível fazer login.
A verificação em duas etapas evita que um hacker entre na sua conta, mesmo que ele tenha a senha. Para se prevenir contra técnicas de phishing comuns associadas a códigos enviados por mensagem de texto, selecione uma segunda etapa de verificação mais segura:
- Chaves de segurança (etapa de verificação mais segura)
- Solicitações do Google (mais seguras que os códigos por mensagem de texto)
Segurança aprimorada: Proteção Avançada
Se você é jornalista, ativista ou alguém que corre o risco de ser alvo de ataques on-line direcionados, recomendamos que se inscreva no Programa Proteção Avançada para ter mais segurança. Esse programa usa chaves de segurança para proteger você contra phishing e inclui outras proteções, como o bloqueio de apps perigosos.
Para proteger melhor informações sensíveis, confira quais apps podem usar os dados da sua conta e remova os que não forem necessários.
Os bloqueios de tela ajudam a impedir que seus dispositivos sejam usados sem a sua permissão. Aprenda a definir esse recurso no seu dispositivo Android.
Observação: para consultar informações sobre como adicionar bloqueios de tela em outros dispositivos e computadores, visite o site de suporte do fabricante.
Etapa 2: atualizar o software
Se o navegador, sistema operacional ou apps estiverem desatualizados, é possível que o software não esteja protegido contra hackers. Mantenha o software atualizado para proteger sua conta.
Atualizar o navegadorUse a versão mais recente do navegador.
Aprenda a atualizar o Google Chrome.
Dica: para aprender a atualizar outros navegadores, acesse o site de suporte do desenvolvedor.
Use a versão mais recente do sistema operacional.
- Atualizar dispositivos Android: aprenda a verificar e atualizar a versão do Android.
- Atualizar Chromebooks: aprenda a atualizar o sistema operacional do seu Chromebook.
Dica: para aprender a atualizar outros dispositivos e computadores, acesse o site de suporte do fabricante.
Use a versão mais recente dos apps.
- Atualizar apps Android: aprenda a atualizar seus apps em dispositivos Android e Chromebooks compatíveis.
- Para garantir que os apps estejam com a versão mais recente, ative as atualizações automáticas de apps nos seus dispositivos Android.
- Ativar o Google Play Protect: ele ajuda a proteger os dispositivos Android contra apps nocivos.
- Aprenda a ativar o Google Play Protect.
Dica: para aprender a atualizar apps em outros dispositivos e computadores, acesse o site de suporte do fabricante.
Etapa 3: usar senhas fortes e exclusivas
Não é seguro usar a mesma senha para vários sites. Se a senha de um deles for descoberta, ela poderá ser usada para acessar suas contas em vários outros.
Você precisa criar uma senha forte e exclusiva para cada conta.
Gerenciar senhasUm gerenciador de senhas ajuda você a criar e gerenciar senhas fortes e exclusivas. Recomendamos o uso de um gerenciador de senhas do Chrome ou de outro provedor confiável.
Dica: para verificar se as senhas salvas na sua Conta do Google são fracas, podem ter sido expostas ou foram reutilizadas em várias contas, use o Check-up de senha.
Para receber uma notificação quando a senha da sua Conta do Google for inserida em um site de terceiros, ative o Alerta de senha no Chrome. Assim, você saberá se um site estiver se passando pelo Google e poderá mudar a senha se ela for roubada.
Dica: para ter uma camada extra de segurança da conta, ative a verificação em duas etapas.
Etapa 4: remover extensões de navegador e apps desnecessários
Quanto mais apps você instala no dispositivo, mais vulnerável ele fica a hackers. Em dispositivos com acesso a informações sensíveis, instale apenas as extensões do navegador e os apps necessários. Para proteger melhor suas informações pessoais, não instale apps desconhecidos ou de fontes desconhecidas.
Aprenda a desinstalar apps e extensões do seu dispositivo:
Dica: para remover apps e extensões de outros dispositivos e navegadores, acesse o site de suporte deles.
Etapa 5: proteger-se contra mensagens e conteúdos suspeitos
Os hackers podem usar e-mails, mensagens de texto, ligações e sites para se passarem por instituições, membros da família ou colegas.
Evitar solicitações suspeitas- Não compartilhe suas senhas. O Google não pede sua senha por e-mail, mensagem ou ligação.
- Não responda a mensagens instantâneas e de texto, páginas da web, ligações ou e-mails suspeitos que peçam suas informações pessoais ou financeiras.
- Não clique em links em e-mails, mensagens, páginas da web ou pop-ups de sites ou remetentes não confiáveis.
Para proteger sua conta, o Gmail identifica e-mails suspeitos automaticamente. Se quiser reforçar a proteção integrada, você também pode identificar configurações e e-mails suspeitos manualmente:
- Verifique se uma mensagem do Gmail pode ser falsa.
- Confira se o endereço de e-mail corresponde ao nome do remetente.
- Se você receber um e-mail suspeito no Gmail, denuncie-o como spam ou phishing. Isso ajuda o Google a impedir futuros golpistas.
- Verifique suas configurações do Gmail para garantir que não haja atividades desconhecidas.
Dica: se você está usando o Gmail no seu computador, coloque o mouse sobre um link sem clicar nele. O endereço da web é mostrado no canto inferior esquerdo. Confira se é o que você esperava encontrar.
O Chrome e a Pesquisa Google foram desenvolvidos para alertar você sobre conteúdo suspeito e softwares indesejados.
Se você perceber atividade suspeita na sua conta
Siga as etapas para ajudar a proteger sua conta.