Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
XI de Agosto quer Álvares de Azevedo no Largo São Francisco
Por Ana Maria Ciccacio
Historicamente, o Centro Acadêmico XI de Agosto, prestes a comemorar 102 anos, empunha bandeiras pouco ortodoxas. Desta vez os estudantes desse que é um dos centros acadêmicos mais famosos do País ? o da Faculdade de Direito da USP, fundada em 1828 ? dão início a uma campanha que promete agitar o Centro de São Paulo. Querem que a herma, conjunto formado por busto e pedestal, em homenagem ao ilustre poeta e ex-colega Álvares de Azevedo (1831-1852), instalado na Praça da República desde 1907, seja deslocada para o Largo São Francisco, defronte a escola cuja fachada se acha em fase final de restauro, com reinauguração prevista para outubro.
?O cercamento da Praça da República pela Subprefeitura da Sé, para restaurar o logradouro, colocou o busto longe da apreciação dos estudantes e da população geral, justificando a transferência?, diz o presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Fernando Borges Filho. E o diretor geral, Rafael Neubern Demarchi Costa, acrescenta: ?O retorno da herma muito engrandeceria esta empreitada, auxiliando ainda no processo de revitalização do Centro?.
Tradição & Esquecimento
Álvares de Azevedo (1831-1852) figura entre as várias personalidades formadas sob as arcadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, como o também poeta Castro Alves, o escritor |