Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Formas, cores e música. É a Virada Cultural no Centro de São Paulo
?Isso não estava aqui?. Esta foi a observação mais ouvida no Centro desde a quinta-feira (17/5) à tarde. E de fato chamava a atenção o toldo triangular vermelho pendurado em frente ao Mosteiro de São Bento, no largo de mesmo nome, e na Praça do Patriarca, dialogando com o pórtico-cobertura criado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha para a entrada da Galeria Prestes Maia, por encomenda da Associação Viva o Centro. Vários pontos da região Central de São Paulo, e outros por toda a vidade, tiveram seu visual destacado por intervenções artísticas como essa para a realização da 2ª Virada Cultural, que acontece este sábado (20/5), a partir das 18h, até o mesmo horário de domingo (21/5), da mesma forma que diversos outros pontos da cidade.
Para identificar melhor a segunda edição do evento, atrair público e servir como sinalização para as diversas atrações no Centro, a Secretaria Municipal da Cultura contratou, desde fevereiro, a cenógrafa Luz Morena e sua equipe. Toldos triangulares, pipas e a decoração de fundos de palcos estão na composição da cenógrafa, que passará a madrugada deste sábado acompanhando a montagem de seu trabalho para enfeitar o Centro. A idéia é mostrar aos paulistanos que algo diferente está acontecendo, ou vai acontecer, além de orientar o público a passar pelos caminhos onde houver apresentações. Os toldos, por exemplo, que possuem extensão de 22m x 12m, ficarão em locais onde haverá shows.
Os palcos começarão a ser montados ainda nesta sexta à noite. Haverá algumas mangueiras em forma de ondas para dar destaque ás pessoas. Três quilômetros de pipas atravessarão algumas ruas do Centro, entre elas, a 15 de Novembro e São Bento, além do Viaduto do Chá. Os triângulos, segundo Luz, ?informam sem precisar utilizar palavras. Eles formam setas apontando nas direções dos espetáculos?.
Luz Morena Serrati, responsável pela cenografia da 2ª Virada Cultural é arquiteta formada na FAAP, trabalha há 13 anos na área. Elaborou a decoração de carnaval do Sesc Pompéia neste ano de 2006. Trabalhou também no Prêmio VMB da MTV nos últimos três anos e no Prêmio APAS.
|