Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Viva o Centro ganha Prêmio Philips de
Por Ana Maria Ciccacio Veja aqui a galeria de fotos da premiação
O Programa de Ações Locais da Associação Viva o Centro, patrocinado pela Bovespa e BM&F, recebeu o primeiro Prêmio Philips de Simplicidade na noite da última quinta-feira (17/5), no Hotel Unique, em uma disputa que envolveu outras 76 iniciativas inscritas e contemplou mais cinco. É mais um reconhecimento ao sucesso e eficiência do Programa e um reforço à luta da Viva o Centro e dos cerca de 4 mil associados das 45 Ações Locais organizadas por ruas e praças do Centro há quase 12 anos em prol da região mais emblemática da cidade. Deve-se às Ações Locais grande parte das melhorias que se vê hoje no Centro de São Paulo.
A cerimônia de entrega foi aberta pelo presidente do Conselho da Philips, Marcos Magalhães. Ele começou explicando à platéia, em sua maioria composta por representantes dos finalistas, convidados e integrantes do júri, a vinculação direta do prêmio com a filosofia que anima a empresa desde 2004, em todo o mundo, e se traduz pelo slogan ?sense and simplicity?. Nessa linha, e procurando democratizar o acesso à tecnologia ao maior número possível de pessoas pela simplificação de seus produtos, a empresa criou o prêmio para destacar idéias que facilitam a vida das pessoas. Em sua primeira edição, este ano, o prêmio foi direcionado a idéias já implantadas e que estão dando certo por fazer sentido e serem simples.
Simples, muito simples
?Simplicidade é dividir o Centro de São Paulo em 50 microrregiões, facilitando a fiscalização e ampliando a qualidade de vida dos trabalhadores e moradores.? Foi com essa a definição que foi anunciada a premiação do Programa de Ações Locais da Viva o Centro. A Comissão Julgadora, formada por representantes dos mais variados segmentos da sociedade ? Márcia Tiburi (comunicação), Horácio Lafer Piva (Indústria), Welligton Nogueira (Cidadania), Marcelo Aflalo (Arquitetura), Lars Grael (Esporte), José Ricardo Dias Bertagnon (Saúde) e Adélia Borges (Cultural), reconheceu que o Programa de Ações Locais ?é uma iniciativa única no Brasil?.
Com foco na zeladoria urbana, cada Ação Local cuida da limpeza, iluminação, segurança, ocupação irregular do espaço público, população em situação de rua, poluição sonora e visual e de tudo que possa melhorar a qualidade de vida local. Os próprios moradores, trabalhadores e empresários locais dirigem as micro regiões. (clique aqui para ver saber mais)
O prêmio para a Viva o Centro foi recebido por seu superintendente geral, Marco Antonio Ramos de Almeida, das mãos do industrial Horácio Lafer Piva. Cada autor premiado recebeu um cubo de cristal com o nome da idéia, de seu autor e da entidade indicada inscritos em seu interior, um aparelho de som Philips e um diploma certificando a premiação, enquanto cada instituição indicadora ganhou aparelhos de TV de plasma de 42 polegadas.
Ao fim da entrega dos prêmios, antes do coquetel servido aos presentes e de um show especialíssimo do grupo de percussão corporal Barbatuques, a equipe da Associação fez questão de uma foto para marcar o momento ( ao lado).
Demais premiados
Além do Programa de Ações Locais, de autoria e indicação da Viva o Centro, foram premiados os seguintes projetos: Reservatório de Água da Chuva, de Marco Antonio Alves Jorge, numa indicação do Instituto de Arquitetos do Brasil?IAB/Núcleo Americana; Indicadores da Qualidade em Educação, de autoria e indicação da ONG Ação Educativa, de São Paulo-SP; Cartório 24 Horas, de autoria e indicação da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, de Brasília (DF); ASBC: Aquecedor Solar de Baixo Custo, de Augustín T. Woelz, numa indicação da Sociedade do Sol, de São Paulo; e Aluno-Cidadão-Natureza, de Mariângela Mariottoni Daolio, indicada pela Associação Eu Quero Ajudar, de São José dos Campos (clique para saber mais). Veja aqui a galeria de fotos da premiação
|