Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Virada Cultural é resposta da sociedade à violência
Pela definição do Dicionário Aurélio, a palavra virada significa ?a última etapa de uma competição, na qual o perdedor reage e passa o vencedor?. Pois neste fim de semana a maior cidade da América Latina deu a volta por cima, mostrando que sua sociedade tem anseio pela paz e tornou a 2ª Virada Cultural de São Paulo um dos eventos de maior sucesso do semestre, principalmente no Centro.
24 horas ininterruptas de programação, cerca de 600 atividades, mais de um milhão e meio de participantes ? são os números da Virada que os paulistanos deram contra a violência. Oo Centro de Operações da Polícia Militar chegou a providenciar reforço policial para garantir a segurança do evento, que não registrou nenhuma ocorrência durante as atividades. Os grandes jornais destacaram a notícia em seus cadernos. O Diário do Comércio, por exemplo, trouxe a manchete: ?Paz, resposta da cidade ao terrorismo?.
Atrações
A 2ª Virada Cultural começou no sábado (21/5), às 18h, com a queima de fogos e os shows da Banda Mantiqueira e de João Bosco, no Vale do Anhangabaú. Houve apresentações musicais, teatrais, exposições, palestras em várias regiões da cidade, tendo maior concentração no Centro, por abrigar grande parte dos equipamentos culturais do município. A visitação a museus dobrou em relação aos dias normais, comparando-se à da primeira edição. Cerca de mil pessoas assistiram, na madrugada, ao concerto da Orquestra Bachiana Jovem, no Pátio do Colégio.
O encerramento da programação deu-se no Parque da Independência, no Ipiranga, com uma queima de fogos e show do cantor Luiz Melodia. A Virada Cultural paulistana foi inspirada nas ?Noites Brancas?, que ocorrem nas grandes cidades européias, como Paris, Madri e Roma. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, confirmou a terceira edição do evento para maio de 2007.
|