Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Teatro Municipal ganha Central de Produção
Um dos mais importantes ícones culturais do Centro de São Paulo e de todo o país acaba de ganhar a sua Central de Produção ? um espaço para a criação de suas montagens de óperas e balé. O novo espaço destinado ao Teatro Municipal fica na Vila Guilherme, Zona Norte da cidade. O galpão que abrigará a Central tem 2.640 m2 de área construída, no meio de um terreno de 5.400 m2. No lugar também ficarão armazenados os cenários e figurinos das montagens anteriores do Municipal, de modo que as produções poderão ser remontadas ou alugadas para outros teatros do país, possibilitando a criação de um repertório de ópera da casa.
A criação da Central de Produção em um espaço alugado pela Prefeitura de São Paulo é uma iniciativa do diretor artístico do Teatro Municipal e regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, Jamil Maluf, em conjunto com o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil. Antes da central, as óperas eram criadas em espaços alugados para cada obra e após o uso, os cenários eram guardados em galpões inadequados, com problemas como infiltrações e exposição ao sol. Os figurinos, por exemplo, que somam mais de 50 mil peças, entre roupas e acessórios, eram armazenados no subterrâneo do edifício da Praça Ramos de Azevedo, amontoados em caixas e araras.
A primeira produção da central será a ópera ?Os Pescadores de Pérolas?, de Georges Bizet, que após estréia em 2 de setembro em São Paulo com a Orquestra Experimental de Repertório e o Coral Paulistano, sob direção musical do maestro Jamil |