Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
"Sociedade
civil organizada pode construir o
Trazendo um público de pessoas que se consideram amantes da cidade de São Paulo, a Associação Viva o Centro recebeu o professor Márcio Pugliesi. Ele proferiu a palestra ?Dinâmica Social e Direito? pelo ciclo Palestras Viva o Centro, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, na terça-feira (31/7). Na próxima semana, no dia 8/7, o professor João Ibaixe falará sobre "Criminalidade Social".
Pugliesi acredita que a sociedade civil organizada pode fazer a diferença votando conscientemente, cobrando às devidas autoridades e propondo soluções para os seus problemas. ?Precisamos fazer coisas também, ser um grupo de pressão.? Ele diz, porém, que para atuar em prol de melhorias é preciso conhecimento. ?Nós devemos fazer a diferença, mas temos que saber como interferir no sistema e como podemos nos organizar para isso.?
O professor da Anhembi Morumbi destacou a Associação Viva o Centro e as Ações Locais como exemplos de que a sociedade civil pode se organizar e lutar por benfeitorias. ?O Centro tem nichos de endemias urbanas e, com isso, a Viva o Centro se torna essencial para a cidade, tanto para propor novos projetos como para captar recursos e procurar parceiros para a execução dos mesmos.?
Pugliesi alerta que antes de pensar em mudar a sociedade, o indivíduo deve olhar para dentro de si, melhorar a si próprio e depois tentar melhorar o outro. Com isso, segundo ele, as pessoas teriam uma melhor qualidade de vida. Para a presidente da Ação Local Francisca Miquelina, Alexandra Abboud, o evento foi produtivo. ?Hoje as pessoas são zelam pouco pelo patrimônio público. Ele falou que temos de conscientizar as pessoas sobre a importância da vida nas cidades, com todos os desafios que isto implica.?
O ciclo de Palestras Viva o Centro, em parceria com a Anhembi Morumbi, é uma iniciativa que pretende propiciar uma melhor formação cultural, social e de cidadania aos envolvidos no trabalho por um Centro de São Paulo requalificado, como os participantes das Ações Locais, comerciantes e comerciários, pessoal de hotelaria, universitários de turismo e interessados em geral. Neste mês ainda serão realizadas as palestras ?Criminalidade Social?, com o professor João Ibaixe, e ?Violência Urbana e Segurança?, com o professor Caruso.
A Anhembi Morumbi é uma instituição patrocinadora da Associação Viva o Centro e tem contribuído com o processo de requalificação do Centro de São Paulo.
|