Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
São Paulo se revela no Parque da Água Branca
Por Wellington Alves
Trabalhar, estudar, que correria! Aliás, muita correria. A rotina do paulistano não é fácil. A constante circulação de pessoas é impressionante. Na última quarta-feira (6/9), mais de 2,1 milhões de pessoas utilizaram o Metrô. Por que não parar para descansar um pouco e experimentar um Virado de Ervilhas de Atibaia ou admirar o artesanato que vem do Vale do Ribeira? A capital paulista recebe até domingo (16/9) o 10º Revelando São Paulo, no Parque da Água Branca, área central da cidade.
O evento começou no último sábado (9/9) com 200 mil visitantes, mas a expectativa da organização é de que até o final passem 1,3 milhão de pessoas pelo Parque da Água Branca. A iniciativa visa à difusão da cultura do Estado em suas diversas vertentes. Desta edição participam 180 municípios com 150 estandes de artesanato, 55 de culinária, além de 30 grupos étnicos de dança, 18 orquestras de violeiros, 40 côngadas e 50 folias de reis.
A programação é montada para mostrar a grande diversidade cultural presente no Estado. As Congadas, por exemplo, remetem aos Reinados de Congos que homenageiam seus santos de devoção, como Nossa Senhora Aparecida ou Santo Expedito. Para Rodrigo Amaral, diretor-executivo do Abaçai, Cultura e Arte, promotor do evento junto com a Secretaria de Estado da Cultura, a idéia é ?valorizar as estruturas de nossa cultura paulista?.
Ainda dá tempo de ir no ?Revelando São Paulo? e aproveitar da rica programação que termina no final de semana (clique aqui e confira). No sábado (16/9), os destaques são o 14º Festival de Bonecos de Rua e Cabeções, a 8ª Reiada, que é um encontro de Folias de Reis, a 8ª Festa de Cosme e Damião e a Corrida de Cavalhada de Catuçaba. Já no domingo (17/9), haverá várias concentrações em direção ao Parque da Água Branca: do Memorial da América Latina saí a 9ª Congada Paulista; do Centro de São Paulo, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo Paissandu, parte o 8º Encontro de Caminhoneiros.
A religiosidade também está presente no ?Revelando São Paulo?. No domingo passado (10/9), cerca de 15 grupos, entre católicos, umbandistas, budistas, judeus e outras denominações religiosas, numa manifestação de caráter ecumênico, fizeram uma corrente pela paz. Uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida do Santuário Nacional da santa está em exposição até o encerramento do evento.
Diversidade
Com quase 250 mil km2 de extenção, é difícil conhecer os costumes das várias regiões do Estado. A capital paulista está abrigando 600 pessoas do interior para mostrar as características de cada região do Estado, como as peças de marfim negro de Registro, as miniaturas da Santa Ceia dentro de gomos de bambu, feitos em Itapeva, e os bordados feitos por mulheres de Vera Cruz. Na culinária, pratos como virado de feijão com lingüiça, galinhada, canjiquinha com frango, afogado e virado de banana com queijo dão gosto ao paladar de quem visita o Parque da Água Branca.
Toninho Macedo, diretor-artístico e idealizador do ?Revelando São Paulo?, disse que o objetivo do evento é ?mostrar a cultural tradicional sem inventar nada, mas apresentando o que está esquecido pela sombra social e colocar na luz?. Ele ressalta um certo radicalismo quanto a não trazer nomes famosos da mídia para poder destacar a cultura popular presente nos congueiros, folias de reis e músicos de tradição.
Quanto à popularização do evento, Toninho acredita que a maior divulgação do ?Revelando São Paulo? acontece por ?osmose? (processo de comunicação entre as células), pois as pessoas conhecem a programação e ela passa a ser divulgada de ?boca em boca?. Ele enfatiza o quão importante é a cultura para a promoção da paz lembrando que enquanto o mundo recordava com dor os ataques de 11/9 nos EUA, o ?Revelando São Paulo? reunia as comunidades étnicas independentemente de suas particularidades.
Serviço Parque da Água Branca Até 16/9 Entrada Franca Metrô Barra Funda-Palmeiras
|