Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Reforma da Praça Fernando Prestes está em curso
Por Wellington Alves
Readiquirir as características originais de quando foi fundada em 1938, dando maior prioridade à circulação das pessoas. Este é um sonho antigo da população e finalmente está se tornando real. A Praça Coronel Fernando Prestes está em reforma. Com um investimento de R$ 1.332 milhões da Prefeitura de São Paulo e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), esta é uma das poucas reformas que estão sendo feitas com dinheiro do programa Monumenta.
Os trabalhos, que começaram em fevereiro, com cinco meses de atraso, têm previsão de terminar em agosto, e trarão como principal alteração o fim do uso desse espaço público como estacionamento de veículos, fazendo com que a praça fique apenas para a circulação de pessoas. O projeto está sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).
Para Edméia Fioretti Mateo, coordenadora do Monumenta em São Paulo, o objetivo da reforma é ?resgatar a possibilidade de convívio entre os usuários da praça, algo que sempre foi solicitado pela população?. Ela ainda afirma que esta reforma é mais um item de requalificação da área central de São Paulo. A praça ainda irá receber bancos, playground e rampas para deficientes físicos.
Sobre o atraso nas obras, Edméia disse que foi necessário rever a adequação da obra por causa das plantas e dos projetos. Ela explicou que mais de R$ 1 milhão dos recursos para a recuperação da praça vem do Monumenta. Entre as mudanças na Fernando Prestes, além do fim do uso para estacionamento, estão à retirada das muretas para a volta dos paralelepípedos e a implantação de mosaicos portugueses nas calçadas laterais.
Momumenta
O programa Monumenta é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal e tem por objetivo preservar e resgatar o patrimônio histórico das cidades, utilizando dinheiro do BID. Além da Fernando Prestes, o Coreto nº 2, o Ponto Chique e a entrada do Museu de Arte-Sacra também recebem recursos do programa.
23 imóveis tiveram recursos do Monumenta aprovados, mas poucos estão em fase de licitação. Os próximos investimentos feitos serão na Casa do Administrador e no Edifício Ramos de Azevedo. Sobre os recursos, metade vem do BID e o resto vem dos cofres públicos, sendo que 15% provêm da Prefeitura Municipal, 15% do Governo do Estado e 20% do Governo Federal.
|