Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Reforma da Praça Fernando Prestes está em curso

Reforma da Praça Fernando Prestes está em curso

Reforma da Praça Fernando Prestes está em curso

 

Por Wellington Alves

 

Readiquirir as características originais de quando foi fundada em 1938, dando maior prioridade à circulação das pessoas. Este é um sonho antigo da população e finalmente está se tornando real. A Praça Coronel Fernando Prestes está em reforma. Com um investimento de R$ 1.332 milhões da Prefeitura de São Paulo e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), esta é uma das poucas reformas que estão sendo feitas com dinheiro do programa Monumenta.

 

Os trabalhos, que começaram em fevereiro, com cinco meses de atraso, têm previsão de terminar em agosto, e trarão como principal alteração o fim do uso desse espaço público como estacionamento de veículos, fazendo com que a praça fique apenas para a circulação de pessoas. O projeto está sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

 

Para Edméia Fioretti Mateo, coordenadora do Monumenta em São Paulo, o objetivo da reforma é ?resgatar a possibilidade de convívio entre os usuários da praça, algo que sempre foi solicitado pela população?. Ela ainda afirma que esta reforma é mais um item de requalificação da área central de São Paulo. A praça ainda irá receber bancos, playground e rampas para deficientes físicos.

 

Sobre o atraso nas obras, Edméia disse que foi necessário rever a adequação da obra por causa das plantas e dos projetos. Ela explicou que mais de R$ 1 milhão dos recursos para a recuperação da praça vem do Monumenta. Entre as mudanças na Fernando Prestes, além do fim do uso para estacionamento, estão à retirada das muretas para a volta dos paralelepípedos e a implantação de mosaicos portugueses nas calçadas laterais.

 

Momumenta

 

O programa Monumenta é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal e tem por objetivo preservar e resgatar o patrimônio histórico das cidades, utilizando dinheiro do BID. Além da Fernando Prestes, o Coreto nº 2, o Ponto Chique e a entrada do Museu de Arte-Sacra também recebem recursos do programa.

 

23 imóveis tiveram recursos do Monumenta aprovados, mas poucos estão em fase de licitação. Os próximos investimentos feitos serão na Casa do Administrador e no Edifício Ramos de Azevedo. Sobre os recursos, metade vem do BID e o resto vem dos cofres públicos, sendo que 15% provêm da Prefeitura Municipal, 15% do Governo do Estado e 20% do Governo Federal.

  

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.