Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Recuperação da área central de São Paulo em debate na Prefeitura

Recuperação da área central de São Paulo em debate na Prefeitura

Recuperação da área central de São Paulo em debate na Prefeitura

 

Fabio Mattos

Sociedade civil discutirá propostas para a requalificação do Centro de São Paulo

O superintendente geral da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, será um dos palestrantes do seminário internacional ?A Revitalização do Centro de São Paulo?, nesta segunda-feira (24/7), às 8h30, na Prefeitura, junto com convidados de Bogotá, Nova York e Copenhague. A iniciativa é do Institute for Transportation and Development Policies e tem o apoio da The Willian and Flora Hewlett Foundation, da Aula São Paulo e da própria Viva o Centro.

 

Além de Ramos de Almeida, também serão palestrantes Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá; Tim Tompkins, presidente da Times Square Alliance, de Nova York; David Sim, associado da Jan Gehl Architects; e Geraldo Biasoto, superintendente de Projetos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A coordenação será de Helena Maria Gasparian, secretária municipal de Relações Internacionais.

 

Peñalosa foi prefeito de Bogotá, na Colômbia, de 1998 a 2001. Promoveu várias mudanças em sua gestão, entre elas, a requalificação do centro de Bogotá, que, para acontecer, demandou a desapropriação de mais de 600 imóveis. Investiu em transportes públicos, moradias, arborização e educação. Desde 2001 tem promovido conferências em algumas universidades dos Estados Unidos. Tompkins e Sim têm grande experiência na iniciativa privada em projetos que trabalham a recuperação urbana.

 

Autoridades municipais, acadêmicos e dirigentes de associações representativas da sociedade civil participarão do encontro cujo objetivo é discutir propostas e caminhos para o prosseguimento do processo de requalificação do Centro de São Paulo, a partir de iniciativas que já tiveram sucesso em outros países e de sugestões da própria população local. Ou seja, é um sinal de unidade entre o poder público, a sociedade civil e entidades internacionais pela causa da requalificação do Centro de São Paulo ? principal foco de atuação da Viva o Centro na última década e meia.

 

Intercâmbio bom

 

Sobre as entidades envolvidas, o Institute for Transportation and Development, de Nova York, está voltado ao desenvolvimento do transporte sustentável e igualitário. A The Willian and Flora Hewlett Foundation tem origem na famosa empresa produtora das impressoras e calculadoras HP, com sede em Washington, e patrocina projetos de pesquisa para a melhoria da qualidade de vida nos EUA e no exterior.

 

A Times Square Alliance é uma organização semelhante a uma Ação Local, aqui do Centro de São Paulo, ou um grande condomínio de empresários, comerciantes e moradores dessa área do centro de Nova York, com a diferença de que, por ser uma PPP, pode cobrar impostos adicionais para o desenvolvimento de projetos, tanto em limpeza pública quanto em segurança e promoção de eventos, entre outras frentes.

 

O Jan Gehl Architects é um escritório de arquitetura, na Dinamarca, em Copenhague,  festejado por ter uma visão de urbanismo em que se integram em grandes espaços abertos, ao ar livre, atividades de lazer, comércio e serviços. Este escritório elaborou em 2004 um projeto de requalificação de espaços públicos para estimular o convívio público, em Londres.

 

Serviço

Auditório da Prefeitura Municipal

Viaduto do Chá, 15 ? 7o andar

24/7, às 8h30

Entrada franca

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.