Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Proposta de trabalho da Viva o Centro tem interesse de outras regiões da cidade
O superintendente da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, participou na última sexta-feira (2/6) de um encontro entre a Subprefeitura da Casa Verde-Cachoeirinha e os empresários dessa região na Zona Norte de São Paulo, com o intuito de dar partida à elaboração de projetos para o desenvolvimento da região. O evento aconteceu na sede do Grupo Estado e visava à integração dos setores para possíveis parcerias público-privadas.
Compareceram ao encontro o subprefeito da Casa Verde-Cachoeirinha, Marcos Duque Gadelho, que destacou o trabalho da Viva o Centro como precursor da iniciativa de desenvolvimento de ações e parcerias para o bem público, a partir da mobilização da sociedade civil organizada. ?Quando estava na direção do Condephaat, participei da aprovação do projeto de reurbanização da Praça do Patriarca, elaborado por Paulo Mendes da Rocha a convite da Associação Viva o Centro?, lembrou. ?Acompanhei a luta que foi modificar esse espaço público e vi como foi decisiva a ação dessa entidade.?
Segundo Gadelho, na Casa Verde a municipalidade está empenhada em estimular uma maior integração da comunidade com empreendedores locais. ?Achamos oportuno ter a Viva o Centro para servir de exemplo?, disse. ?As coisas boas do Centro podem ser reproduzidas em outros locais da cidade, assim como a forma de uma maior participação das pessoas encontrada pela Associação. Essa participação, por seu efeito multiplicador, fez nascer as Ações Locais, tornando os cidadãos cada vez mais engajados com o que é público, no Centro.?
O projeto de Gadelho na Subprefeitura da Casa Verde é a criação de núcleos de planejamento estratégico e local, com a pesquisa e arquivamento de dados sobre os distritos que a compõem e o estreitamento de relações com a iniciativa privada, de modo que esta venha a se tornar a depositária desse trabalho e, amanhã, possa acompanhar o desenvolvimento dos projetos e, se for o caso, impedir que os trabalhos sofram solução de continuidade, independentemente dos gestores. Todos os parceiros teriam acesso a esse acervo. O Grupo Estado deu seu apoio à idéia e manifestou a possibilidade de ser um desses parceiros.
Além dele e de Almeida, participaram do evento Clóvis de Barros Carvalho, ex-ministro e secretário especial do prefeito, Andrea Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras, Célio V. Santos Filho, superintendente do Grupo Estado, Cláudio Vaz, presidente da Ciesp, Edmir Pinto, da Bolsa de Mercadorias & Futuros e Francisco Vidal Luna, secretário de Planejamento.
A Subprefeitura da Casa Verde-Cachoeirinha também abriga o Bairro do Limão e têm uma população de 400 mil pessoas, com 58 equipamentos públicos de educação, quase 14 mil postos de trabalho em uma área de 26,7 Km2. A proposta é criar-se na Casa Verde uma espécie de laboratório para experiências semelhantes em outras Subprefeituras, tendo por referência o Banco de Dados da Associação Viva o Centro.
|