Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Prefeitura entrega prêmio a projetos com soluções para o Minhocão
Por Wellington Alves
Soluções para o Elevado Costa e Silva ? o Minhocão ? foram o objeto da 2º edição do Prêmio Prestes Maia de Urbanismo, cuja nomeação dos vencedores ocorreu nesta sexta-feira (5/5), no auditório da Prefeitura de São Paulo, no 7º andar do Edifício Matarazzo. O evento contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do secretário de Planejamento (Sempla), Francisco Vidal Luna.
O projeto vencedor foi o da arquiteta Juliana Corradini, que recebeu um prêmio de R$ 50 mil. Ao todo houve a inscrição de 47 projetos, ou seja, quatro vezes mais do que na primeira edição do prêmio, em 1998, cujo interesse foi de apenas 12 projetos. A segunda colocação ficou com Fernando Ventura Gutierrer, seguido de Marcelo Alex. Além deles, quatro projetos receberam menções honrosas. Foram os de Bruno Roberto, Lourenço Urbano, Leandro Rodolfo e Marcos Leite.
José Alves, sócio de Juliana e que ajudou na elaboração do projeto, explicou que a idéia deles não seria a demolição do Minhocão por sua inviabilidade, mas aproveitar a estrutura e os equipamentos urbanos existentes para a elaboração de um novo complexo. Isso se daria pelo acoplamento de uma estrutura metálica ao Minhocão. Em cima se fariam parques lineares e 12 galerias.
O investimento seria de R$ 86 milhões em 9 anos. Haveria também melhora na iluminação, na acústica e instalação de novos prédios para fazer o acesso, com o apoio da Operação Urbana Centro. Alves indica que seria necessário a interdição de uma via de tráfico e que a construção começaria no sentido Centro ? Leste. Os dois demoraram um mês para elaborar o projeto.
O prefeito na solenidade destacou feitos do ex-prefeito Prestes Maia e o interesse dos paulistanos em discutir sobre soluções para o Minhocão. Para os jornalistas, Kassab disse que todos os projetos seriam avaliados para uma possível efetivação, mas não garantiu obras no Minhocão. Falou que é possível juntar um ou mais projetos. No entando, afirmou que acharia leviandade garantir uma obra desse porte sabendo dos custos elevados.
IAB
Sobre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que se retirou do prêmio há menos de 20 dias, Kassab disse que a instituição tem grande credibilidade e todo direito de divergir em algum aspecto. O IAB se retirou do concurso por questionar o direito da Prefeitura de concretizar um dos projetos sem o ressarcimento posterior de seus autores.
Segundo técnicos da Sempla, ?os engavetamentos de projetos nem sempre dependem do setor público?. A concretização de algum projeto pode até ocorrer, mas não é uma certeza por causa dos elevados custos.
O Prêmio Prestes Maia de Urbanismo foi instituído em 1997, tendo sua primeira edição um ano depois, com a idéia de propor iniciativas em planejamento e engenharia urbana. A entrega dos prêmios será em cinco dias se não houver recursos até lá. Não há previsão de outro concurso do tipo até o final da gestão Kassab.
|