Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Passeio Fotográfico pelo Centro
A Associação Viva o Centro realizou o workshop ?Passeio Fotográfico pelo Centro?, neste último sábado (24/6), ministrado pelos fotógrafos André Douek e Vivian Lembo. O evento faz parte das comemorações pelos 15 anos da Associação. Os participantes terão suas fotos expostas no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O workshop começou às 9h, na sede da Viva o Centro com uma projeção de slides em que Douek e Vivian mostraram aos participantes imagens de fotógrafos de nome expressivo na história da fotografia, como Robert Frank e Charles Doisneau. Às 10h, os participantes saíram pelas ruas do Centro para tirarem algumas fotos. As possibilidades eram várias: paisagens de arquitetura, cenas de ação e retratos de personagens.
O roteiro proposto passou pela Rua Líbero Badaró, Praça do Patriarca, Rua Direita, Rua José Bonifácio, Praça da Sé, Rua Senador Paulo Egídio, Largo São Francisco e Praça Ouvidor Pacheco Silva. Vivian afirmou que ?foi possível aproximar as pessoas e criar um ritmo mais calmo, uma condição para fotografar?.
Para a participante Vanessa Rodrigues, jornalista do jornal Público, de Portugal, a experiência foi interessante, pois ?é uma oportunidade de caminhar pelo Centro de São Paulo e conhecer um pouco com um olhar fotográfico?. Já a secretária Alessandra Rodrigues de Mello, disse que fez o curso por ter interesse em conhecer melhor o Centro da cidade, local onde trabalha diariamente.
Na parte da tarde, Douek e Vivian orientaram os participantes a fazer uma edição e seleção das fotos, colocando nelas uma ordem de importância. Depois os dois fotógrafos comentaram as imagens selecionadas. Para a arquiteta Ana Cecília Mello, o importante ?foi ter dois fotógrafos renomados que podiam analisar as nossas fotos?, admite.
Douek se mostrou satisfeito com o workshop. ?Foi tudo dentro do esperado. Passamos por vários locais e deu para fazer vários tipos de imagens. Dentro da seleção definitiva de imagens podemos pensar na exposição?, conclui.
|