Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Nova York, Copenhague e Bogotá: experiências em requalificação de áreas centrais
Por Wellington Alves
Combater o comércio ilegal e as pichações, investir em qualidade para o espaço público, dar solução para os problemas sociais mais candentes, como o dos moradores de rua, e ampliar a segurança promovendo o bem estar das pessoas. Estes foram os principais itens abordados no seminário internacional ?A Revitalização do Centro de São Paulo?, na terça-feira (24/7), na Prefeitura Municipal. O encontro, que contou com a participação de 200 pessoas, foi dividido em duas partes. Na primeira, representantes da cidade falaram sobre o processo de requalificação da região central e, na segunda parte, convidados estrangeiros falaram sobre suas experiências no processo de requalificação do Centro de três cidades distintas: Nova York, Copenhague e Bogotá.
Na primeira parte do evento, Andrea Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé, e Geraldo Biasoto, vice-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), discorreram sobre as realizações e projetos da atual administração municipal de São Paulo para o Centro da cidade. Em seguida, Marco Antonio Ramos de Almeida, superintendente geral da Viva o Centro, mostrou aos presentes o trabalho e os objetivos da Associação ao longo de seus 15 anos, como entidade da sociedade civil que está acompanhando a atuação da sexta gestão na Prefeitura de São Paulo.
Já na segunda parte do seminário, entraram em cena os visitantes convidados. David Sim, associado do escritório de arquitetura Jan Gehl Architects, falou sobre a experiência de requalificação do Centro de Copenhague, na Dinamarca, mostrando a necessidade de tornar o Centro mais agradável para atrair as pessoas. Tim Tompkins, presidente da Times Square Alliance, falou sobre o processo de requalificação de uma pequena região do Centro de Nova York, o Times Square, que havia sido tomada pela prostituição e pelo número elevado de crimes. Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, mostrou aos presentes como se pode requalificar o Centro de uma cidade de um país em desenvolvimento, combatendo o crime e investindo no espaço público.
O evento também contou com a participação de Orlando de Almeida Filho, secretário municipal da Habitação, Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, e José Roberto Sadec, secretário adjunto de Cultura. A secretária municipal de Relações Internacionais, Helena Maria Gasparian, confirmou, no final do encontro, a vinda para São Paulo da maior conferência sobre discussão urbanística do mundo, a ?Urba Ange? no próximo ano, com data ainda a definir.
Nos links abaixo, mais detalhes do conteúdo das palestras
Projetos públicos para o Centro de São Paulo
Viva o Centro - começo do processo de requalificação do Centro de São Paulo
Experiências internacionais mostram que é possível a requalificação do Centro de São Paulo
|