Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Nova York, Copenhague e Bogotá: experiências em requalificação de áreas centrais

Nova York, Copenhague e Bogotá: experiências em requalificação de áreas centrais

Nova York, Copenhague e Bogotá: experiências em requalificação de áreas centrais

 

Por Wellington Alves

 

Fabio Mattos

Tim Tompkins, presidente da Times Square Alliance, no seminário ?A Revitalização do Centro de São Paulo?

Combater o comércio ilegal e as pichações, investir em qualidade para o espaço público, dar solução para os problemas sociais mais candentes, como o dos moradores de rua, e ampliar a segurança promovendo o bem estar das pessoas. Estes foram os principais itens abordados no seminário internacional ?A Revitalização do Centro de São Paulo?, na terça-feira (24/7), na Prefeitura Municipal. O encontro, que contou com a participação de 200 pessoas, foi dividido em duas partes. Na primeira, representantes da cidade falaram sobre o processo de requalificação da região central e, na segunda parte, convidados estrangeiros falaram sobre suas experiências no processo de requalificação do Centro de três cidades distintas: Nova York, Copenhague e Bogotá.

 

Na primeira parte do evento, Andrea Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé, e Geraldo Biasoto, vice-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), discorreram sobre as realizações e projetos da atual administração municipal de São Paulo para o Centro da cidade. Em seguida, Marco Antonio Ramos de Almeida, superintendente geral da Viva o Centro, mostrou aos presentes o trabalho e os objetivos da Associação ao longo de seus 15 anos, como entidade da sociedade civil que está acompanhando a atuação da sexta gestão na Prefeitura de São Paulo.

 

Fabio Mattos

200 pessoas foram assistir ao evento que teve duração de quase 5 horas

Já na segunda parte do seminário, entraram em cena os visitantes convidados. David Sim, associado do escritório de arquitetura Jan Gehl Architects, falou sobre a experiência de requalificação do Centro de Copenhague, na Dinamarca, mostrando a necessidade de tornar o Centro mais agradável para atrair as pessoas. Tim Tompkins, presidente da Times Square Alliance, falou sobre o processo de requalificação de uma pequena região do Centro de Nova York, o Times Square, que havia sido tomada pela prostituição e pelo número elevado de crimes. Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, mostrou aos presentes como se pode requalificar o Centro de uma cidade de um país em desenvolvimento, combatendo o crime e investindo no espaço público.

 

O evento também contou com a participação de Orlando de Almeida Filho, secretário municipal da Habitação, Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, e José Roberto Sadec, secretário adjunto de Cultura. A secretária municipal de Relações Internacionais, Helena Maria Gasparian, confirmou, no final do encontro, a vinda para São Paulo da maior conferência sobre discussão urbanística do mundo, a ?Urba Ange? no próximo ano, com data ainda a definir.

 

Nos links abaixo, mais detalhes do conteúdo das palestras

 

Projetos públicos para o Centro de São Paulo

 

Viva o Centro - começo do processo de requalificação do Centro de São Paulo

 

Experiências internacionais mostram que é possível a requalificação do Centro de São Paulo

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.