Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Museu da Língua Portuguesa em seção
O sucesso do Museu da Língua Portuguesa, inaugurado há pouco mais de um ano na Estação da Luz, foi o cerne da palestra proferida pelo vice-presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, a convite da Academia Paulista de Letras, em sua sede, no Largo do Arouche, na noite da quinta-feira (21/6). Marinho falou para um auditório lotado de acadêmicos e convidados sobre a motivação que levou a instituição a investir no mais novo espaço cultural do Centro de São Paulo e os resultados iniciais obtidos pelo museu, que tem atraído principalmente os jovens com sua programação.
Com seus espaços interativos e obras de arte que buscam oferecer uma viagem sensorial e subjetiva pelo idioma português, no Museu é, na verdade, uma imensa instalação audiovisual. Em seus espaços, o visitante assiste a filmes, ouve leituras e observa os vários módulos interativos, que fazem perceber a Língua Portuguesa de uma maneira totalmente inovadora.
O museu é uma realização da Fundação Roberto Marinho e da Secretaria de Estado da Cultura, com um pool de patrocinadores da iniciativa privada. O projeto, apresentado em sessão exclusiva na sede da Associação Viva o Centro, no começo dos anos 2000, obteve imediata aprovação da coletividade do Centro. O projeto de adaptação física do espaço para receber o museu tem a assinatura de Paulo Mendes da Rocha e o projeto museográfico foi desenvolvido com a supervisão de Ralph Appelbaum, um dos grandes especialistas da área, tendo realizado, por exemplo, os projetos do Museu do Holocausto, de Washington, e a sala de biodiversidade do Museu de História Natural de Nova York.
A Academia Paulista de Letras recebeu em grande estilo o vice-presidente da Fundação Roberto Marinho. Compondo a mesa, estavam o presidente da casa, acadêmico José Renato Nalini; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o secretário de Comunicação do Governo do Estado e presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alqueres; o secretário municipal de Participação e Parceria, Franco Montoro Filho; e o desembargador Marrei Jr. E entre os convidados, o presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil e da ACSP, Alencar Burti, e o superintendente da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida.
|