Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Jornalista Heródoto Barbeiro publica
suas memórias sobre o Centro
O jornalista Heródoto Barbeiro nasceu, cresceu e ainda hoje vive no Centro de São Paulo. As características e as mudanças pelas quais passou a região nas últimas décadas são registradas com emoção no livro Meu velho Centro (Co-edição da Boitempo com Edições Sesc-Sp, na Coleção Paulicéia, 160 págs., R$ 30) que mescla a história da cidade com a vida do autor.
Heródoto conta da fundação de São Paulo por jesuítas, perto da Praça da Sé, ao renascimento de si próprio ao sobreviver, criança ainda, a um atropelamento de bonde. Das transformações com o ciclo do café, as indústrias e levas de imigrantes, que fizeram da província uma metrópole, às suas aventuras de garoto com carrinhos de rolimã. As manifestações políticas na Sé, o carnaval paulistano, a convivência de japoneses, afro-descendentes, italianos, nordestinos e das ?polacas? que fizeram a diversidade de São Paulo.
O livro traz ainda curiosidades do presente, como as missas em italiano e espanhol rezadas na Igreja Nossa Senhora da Paz. E do passado, como o parque de diversões Shangai, campos de várzea, cinemas e mesmo rios que desapareceram, enterrados pelo crescimento desenfreado da cidade. Tudo ilustrado com fotos pessoais de Heródoto Barbeiro, e imagens do atual centro de São Paulo, do fotógrafo Ricardo Hara. O prefácio é do também jornalista Milton Jung e a orelha, de Danilo Santos de Miranda, diretor geral do Sesc em São Paulo.
|