Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Grupo Abril debate sustentabilidade em espaços urbanos
Bons exemplos de parcerias público-privadas na recuperação/manutenção de espaços públicos, a criação de 100 novos parques na cidade de São Paulo, atitudes conscientes de consumo e apoio à coleta seletiva de recicláveis. Esses e muitos outros aspectos formam o escopo do debate temático ?Praças e Parques no Espaço Urbano de São Paulo?, que o Grupo Abril promove nesta quinta-feira (14/8), das 8h30 às 12h, no auditório do mezanino da editora, na Avenida das Nações Unidas, 7221, em Pinheiros.
O debate terá a abertura do presidente da Editora Abril, Roberto Civita, e como convidados o secretário do verde e meio ambiente da cidade de São Paulo, Eduardo Jorge, a diretora de meio ambiente e paisagem urbana da Emurb, Regina Monteiro, o arquiteto e urbanista, Sun Alex, e a diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota.
Nova praça
O debate vem no bojo de outras iniciativas do grupo em termos ambientais. A Abril, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Banco Itaú e a Even Construtora, desenvolveu um projeto pioneiro na América Latina. Promoveu a descontaminação de um terreno de cerca de 14 mil m² , que abrigou o antigo inicinerador de Pinheiros, na Rua do Sumidouro, perto da torre de suas instalações, e nele está implantando um local de convivência para a reflexão acerca da preservação ambiental.
O novo espaço público, que recebeu o nome de Praça Victor Civita em homenagem ao fundador do Grupo Abril, terá atividades de educação ambiental, com cursos, palestras e visitas escolares; área verde com cerca de 80 árvores; arena de espetáculos para 250 pessoas; equipamentos de ginástica ao ar livre; pista de caminhada e centro de convivência para a terceira idade. Entre 1949 e 1989, o espaço funcionava como centro de processamento de resíduos domiciliares, industriais e hospitalares.
Amostras coletadas e pesquisadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) detectaram a presença de furanos, dioxinas e metais pesados em quantidades acima do aceitável, solicitando intervenções que visassem à recuperação ambiental da área.
O prédio do incinerador foi totalmente recuperado e o projeto arquitetônico, da Levisky Arquitetos Associados, propôs a solução adotada para o terreno, com a construção de decks de madeira legalizada e concreto, que isolam os visitantes das áreas de solo deteriorado. Revitalizado e transformado na Praça Victor Civita, esse local será um verdadeiro Espaço Aberto da Sustentabilidade.
Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área deve contar com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental utilizado no terreno, além de abrir espaço para exposições temporárias. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo e será aberta diariamente, com atividades gratuitas de lazer, educação e cultura, ligadas a sustentabilidade e abertas à comunidade.
|