|
Exposição leva paulistanos a conhecerem interior de pulmão gigante
Um pulmão gigante será a atração do Parque das Bicicletas (Alameda Iraé, 35 - esquina com a Avenida Indianópolis - Moema) entre os dias 30/4 e 2/5. Instalado em uma área de cerca de 300 metros quadrados, um inflável de 190 metros quadrados reproduzirá em minúcias o pulmão humano permitindo que o público entre pela traquéia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.
A iniciativa é uma parceria entre a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e conta com o apoio do Secretário Municipal de Esportes, doutor Walter Feldman, que disponibilizou o Parque das Bicicletas para a exposição educativa.
?Como o parque das bicicletas é bastante visitado por atletas e ciclistas, será uma oportunidade de associar a atividade física com a saúde respiratória?, afirma doutora Jaquelina Ota, presidente da SPPT.
A exposição faz parte da celebração do Ano do Pulmão, que vem sendo comemorado em 2010 por sociedades médicas de diversas partes do mundo. O objetivo principal é alertar a população sobre as principais doenças respiratórias, sua prevenção e importância do diagnóstico precoce, afirma a médica pneumologista.
De acordo com a doutora. Jaquelina, a expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas visitem o Pulmão Gigante durante sua passagem pela capital paulista, alertando a população sobre os principais sintomas respiratórios e as principais doenças respiratórias.
Em sete compartimentos do pulmão gigante, dotados de cartazes e monitores, os visitantes assistirão a vídeos e receberãoinformações sobre doenças como tuberculose, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e pneumonia.
Cada parte do inflável terá as texturas que simbolizam estas doenças, oferecendo o máximo de realidade. Os compartimentos serão interligados entre si e produzidos em material translúcido, com ventilação natural.
Tabagismo
Um setor de extrema importância no Pulmão Gigante será sobre o tabagismo. ?Lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão?, ressalta doutora Jaquelina.
Dicas e outras informações serão transmitidas no intuito de auxiliar aqueles que desejam abandonar o vício, ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha.
Acima de tudo, esta é mais uma iniciativa que visa a conter as alarmantes taxas de mortalidade por doenças relacionadas ao tabagismo no país. Hoje, por exemplo, somente no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, a cada ano, 200 mil brasileiros morrem precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Felizmente, o cenário já tem mudado e as perspectivas são um pouco mais animadoras.
Para ter uma ideia, no início dos anos 90, 35% da população brasileira com mais de 15 anos era fumante. Em 2007, pesquisa do Ministério da Saúde revelou que este índice já havia sido reduzido para 16,4%. Com a recente aprovação da lei antitabagismo no Estado de São Paulo, profissionais da área da saúde aguardam otimistas por números ainda melhores.
?A lei antitabagismo no Estado de São Paulo foi uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país, causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças. Com a lei, os tabagistas passivos foram os principais beneficiados?, argumenta a doutora. Jaquelina.
A especialista constata ainda que a medida trouxe incentivo à discussão sobre a situação dos tabagistas, os riscos do fumo e principalmente a possibilidade de tratamento.
|