Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Editora Prumo lança ?Mistérios da XV de novembro?
A Editora Prumo lança ?Mistérios da XV de novembro?, livro do autor paulistano Marcio Poletto que divide em duas a cidade de São Paulo. Uma delas nós conhecemos, é a cidade em que vivemos, estudamos e trabalhamos, ou a que visitamos nas férias e ouvimos falar nos noticiários. A outra é um verdadeiro mistério: é semelhante, reconhecível, mas alguns edifícios não estão onde deveriam estar e as pessoas não agem como costumavam agir, é um fragmento de uma dimensão paralela, onde a história tomou um curso diferente e cada esquina guarda uma surpresa.
A São Paulo alternativa descrita por Poletto se aproxima muito do que poderia ser considerado como a cidade ideal, livre da poluição e protegida, até certo ponto, da violência. Começou com um livro de fotografias e cartões postais de São Paulo, com fotos muito nítidas que mostravam uma cidade aparentemente mais humana, mais limpa. Depois a ideia evoluiu para uma cidade de São Paulo que tivesse partido daquela das fotos e se transformado numa cidade mais moderna, também humana, organizada e mais evoluída que a nossa.
Mas até mesmo no livro esse sonho parece distante. Muitas pessoas julgam que essa São Paulo distorcida, utópica, não existe senão no imaginário de Deco, um homem de meia idade que foi dado como louco após o desaparecimento de sua esposa há mais de trinta anos. No entanto, seu sobrinho Caio e a melhor amiga dele, acabam descobrindo a verdade por trás de seus aparentes devaneios: a São Paulo alternativa existe e, por meio de portais é possível alcança-la.
O livro, no entanto, não se resume em uma crítica às mazelas dos paulistanos, é mais do que isso, uma emocionante obra que fala das descobertas das crianças, dos amores dos adultos e, se não bastasse, de viagens dimensionais na busca por um ideal.
|