Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Dentro do Mosteiro, onde o papa passou...

Dentro do Mosteiro, onde o papa passou...

16/05/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Dentro do Mosteiro, por onde o papa passou...

 

Por Wellington Alves

 

Luciano Sousa

Papa andou pelos jardins internos do Mosteiro após as refeições

Com toda a agitação e grande número de pessoas que ficaram no Largo São Bento nos dias em que o papa Bento XVI esteve em São Paulo, uma dúvida passava na cabeça de todo mundo. Em que lugares o sumo pontífice ficou no Mosteiro? Como era o seu quarto? O que ele fazia nas horas vagas? Os monges beneditinos receberam jornalistas na tarde de terça-feira (15/05), falaram de sua convivência com o papa e mostraram os lugares na clausura onde ele caminhou e recebeu pessoas.

 

Bento XVI veio ao Brasil para abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida, mas antes decidiu ficar em São Paulo, e entre as várias atividades, presidir a missa de canonização de Frei Galvão na cidade. Ele escolheu se hospedar no Mosteiro de São Bento, bem no Centro de São Paulo, um lugar onde 39 monges vivem enclausurados em silêncio e oração.

 

Os objetos utilizados pelo sumo pontífice serão colocados em um memorial dentro do Centro Cultural do Mosteiro de São Bento, que será instalado na chamada Casa de Dona Marieta, na Rua Florêncio de Abreu, 111, sem data prevista. O Mosteiro se preparou quatro meses para receber Bento XVI e foi reformado graças à ajuda de colaboradores e voluntários.

 

Luciano Sousa

Quarto em que o papa dormiu no Mosteiro. Os objetos e moveis irão para um memorial da visita de Bento XVI

Hospedagem

 

O aposento do papa, que ganhou o nome de ?São Frei Galvão? em alusão ao primeiro santo brasileiro, tinha um dormitório com banheiro e escritório particular. O local ainda recebeu uma pequena biblioteca com livros sobre a arte-sacra brasileira, e, literários como a ?Obra Completa de Antonio Vieira?, ?Dom Casmurro? e ?Memórias Póstumas de Brás Cubas?. Nas paredes do quarto há os quadros ?A caminho? e ?A Glória de Cristo na Cruz?, pinturas feitas pelo reitor da faculdade e colégio São Bento, dom Carlos Eduardo Uchoa.

 

Pelo protocolo, o papa faria apenas uma apresentação pública no Mosteiro. O que a organização não esperava é que o público se juntasse no Largo e ficasse esperando que o sumo pontífice aparecesse em todos os dias e horários de sua estadia. Segundo o beneditino dom prior João Evangelista Kovas, Bento XVI ouvia o clamor da multidão de seu quarto e naturalmente ia até a sacada cumprimentar a multidão. ?Nós até tínhamos tirado o microfone da sacada. Ele foi 10 vezes abençoar as pessoas que esperavam vê-lo.?

 

 

Refeições

 

Kovas disse que foi uma alegria receber o sumo pontífice e que se impressionou com o bom humor dele. ?Em um dos almoços os cardeais brasileiros estavam brincando com o cardeal responsável pelas Causas dos Santos, Saraiva Martins, sobre o motivo de o Brasil não ter muitos santos. Daí o papa disse que o difícil não era ser santo pela igreja, mas conseguir viver como santo.? Em outro almoço, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, solicitou ao papa que a Jornada Mundial da Juventude de 2011 seja realizada na capital paulista.  O sumo pontífice gostou da idéia, mas a resposta da sede do evento só será feita no próximo ano.

 

Luciano Sousa

Capela onde Bento XVI celebrou a sua primeira missa na América Latina

Aliás, segundo Kovas, as refeições de Bento XVI foram bem sóbrias. ?Ele tomou somente suco de laranja e não comia muito. Depois de se alimentar eu ia descansar, enquanto o papa ficava andando pelo nosso jardim interno. Apesar dos muitos compromissos, ele tinha muita disposição.?

 

Bento XVI aproveitou a visita para demonstrar um pouco de seus dotes musicais e tocou piano com o bispo dom Paulo Evaristo Arns na sala de visitas. Acima da igreja de São Paulo, no claustro, há uma capela de São Miguel Arcangelo onde o sumo pontífice celebrou uma missa privativa, que foi a sua primeira na América Latina como papa, na manhã do dia 10/05. No final da visita, no dia 11/05, o papa se reuniu com todas as pessoas que trabalharam no Mosteiro na sua estadia e cumprimentou um a um.

 

O prior do Mosteiro destacou que foi muito gratificante receber o santo padre e saber que tudo aconteceu da melhor forma possível. ?A cidade pôde recuperar o legado do Mosteiro de São Bento que está há 409 anos no Centro de São Paulo.?

 

O Mosteiro de São Bento é uma entidade filiada à Associação Viva o Centro e tem contribuído com o processo de requalificação do Centro de São Paulo.

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.