Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Mais que um espaço para a melhor idade
O Centro de Referência da Cidadania do Idoso , da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promove no mês agosto cursos de yoga e workshops de texto, saúde e qualidade de vida, entre outros, sem limite de vagas ou idade. A grande atração do mês fica por conta da II Exposição de Trabalhos Artesanais, na qual os artigos expostos são confeccionados por núcleos de idosos e abrangem as mais diversas áreas do artesanato, como crochê, bordado, tapeçaria, pintura, velas e sabonetes.
Inaugurado em setembro de 2004, o Centro oferece apoio para o desenvolvimento da auto-estima, inclusão social, autonomia e defesa dos diretos da terceira idade por meio de uma rede de serviços socio-assistenciais. Instalado em patrimônio arquitetônico no Centro da cidade, à Rua Formosa, 215, no Vale do Anhangabaú, nos baixos do Viaduto do Chá, em área que foi restaurada e adaptada pelo arquiteto João Armentano, o Centro oferece espaço de estar e convívio para a terceira idade, com atendimento de ouvidoria, banco de dados, sala de leitura, sala de convivência, telecentro, teatro, cinema, palco/camarim, salão de exposições, local para apresentações culturais e educativas, biblioteca, café, confeitaria e oferta de refeições programadas, em espaço ajardinado propício para encontros. O atendimento no Centro é feito por monitores formados pela secretaria.
Estatísticas
De acordo com dados do censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), a população com mais de 60 anos atingiu 14,5 milhões de pessoas contra 10,7 milhões em 1991. Estima-se que a população idosa no Brasil nos próximos 25 anos poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas.
Segundo esse último censo, a cidade de São Paulo possui aproximadamente 1.972.199 pessoas idosas, ou 9,32% do total dessa população no país.
As políticas públicas são extremamente necessárias para assegurar os direitos sociais dessa parcela da população que vem crescendo significativamente e também para dar condições para a promoção e manutenção de sua autonomia, desenvolvimento da sociabilidade, integração e participação na sociedade.
A programação do Crentro se propõe a desenvolver as potencialidades, estimular a descoberta de novas habilidades, proporcionar momentos de prazer e alegria, propiciando ao idoso o reconhecimento de outras possibilidades que o levem a elaborar novos projetos de vida, buscando romper com o isolamento, abandono, apartação e discriminação enfrentados pelos idosos.
Programação Agosto
Oficinas Regulares
Novas Oficinas ? inscrições abertas com vagas limitadas
Serviço Rua Formosa, 215 Tel. 3255-5302/ 3258-7450 Entrada Franca |