Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Companhia suíça de dança se apresenta pela primeira vez no Brasil

Companhia suíça de dança se apresenta pela primeira vez no Brasil

05/08/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

  

Companhia suíça de dança se apresenta pela 1ª vez no Brasil

 

O Teatro de Dança (Instituição da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA) recebe, durante o mês de agosto, uma atração internacional. Trata-se da companhia suíça Hermesdance, que se apresenta pela primeira vez no Brasil com duas coreografias: ?Betwixt and Between - Diálogo com ?Rooms?? e ?Hic Salta!?. A temporada da companhia no TD termina no domingo (8/8).

Sob direção da coreógrafa e dançarina Karin Hermes, a companhia Hermesdance já realizou apresentações em Paris, Israel, Alemanha e em diversas cidades da Suíça, sempre com trabalhos que giram em torno de temas que discutem a essência humana. Nos dias 1°, 3 e 4/8, foi apresentada a coreografia ?Betwixt and Between - Diálogo com ?Rooms??, e nos dias 6, 7 e 8/8 é a vez do espetáculo ?Hic salta!?.

A coreografia ?Betwixt and Between - Diálogo com ?Rooms?? foi criada em 1955 por Anna Sokolow, Karin Hermes. O tema básico de ?Rooms? é a solidão humana em uma cidade grande. Em 2008, Hermes criou a coreografia atual a partir de temas contemporâneos: um tempo de globalidade e pluralidade em que as pessoas perdem-se num jogo, tornando-se prisioneiros de suas próprias ansiedades. A partir do livro ?Ich und Du? (Eu e Você), do filósofo Martin Buber, novas perspectivas se abriram na atual coreografia, inspirando tanto a coreógrafa, como os bailarinos no processo criativo. A coreografia procura saber até que ponto a nossa solidão é consequência do desejo da busca da totalidade.

Já ?Hic salta!? é o resultado da pesquisa sobre a luta pelo Outro. Música e texto representam um papel central na coreografia. As três composições de Daniel Glaus na ?In hora mortis? e os fragmentos do texto de Elham Manea representam um papel central na coreografia. O conflito com o Outro acontece em cinco tentativas e estas tentativas conectam-se umas às outras, não podem ser isoladas, postas em sequência linear.

Serviço
Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália
Tel.: (11) 2189 2557
Telefone da bilheteria: (11)2189 2555
www.teatrodedanca.org.br
Metrô República

 

 

 

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.