CCBB, um programão nas férias

CCBB, um programão nas férias

 

Edson Kumasaka

As férias podem ser ótimas, curtindo a programação do CCBB, neste belo prédio

Quem fica em São Paulo pode aproveitar as férias escolares para fazer programas diferentes na cidade. A sugestão para aliar lazer e cultura é visitar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), instalado em um prédio construído em 1901, na Rua Álvares Penteado, em pleno Centro Histórico da cidade. O edifício, restaurado para manter os elementos originais, está entre os mais significativos exemplares da arquitetura do começo do século XX.

 

A Viva o Centro fez parceria com o CCBB, criado e mantido pelo Banco do Brasil, uma das instituições patrocinadoras da Associação, para divulgar a excelente programação em cartaz nesse espaço e convidar a todos, funcionários, associados, participantes das Ações Locais, habitantes e visitantes de São Paulo para não perdê-la. Tem cinema, música, exposição de artes plásticas e história, história em quadrinho e, ainda, um edifício bonito demais, que só ele já vale uma visita.

 

Escolha o programa

 

Para conhecer um pouco mais da história do Centro de São Paulo e do CCBB, com seus detalhes históricos, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece, gratuitamente, visitas acompanhadas de oficinas, dentro da atividade ?Conhecendo o CCBB?.

 

Para os interessados em arte e meio ambiente, outra dica é participar da oficina ?Reciclos e Resíduos?. Uma terceira oficina é ?Fachadas e Avessos?, atividade sobre estilo, comportamento e a importância que se dá à aparência na sociedade atual.

 

Oficina Fachadas e Avessos

 

Para debater a relação entre a ?fachada? e seu ?avesso?, esta oficina propõe uma reflexão sobre a importância dada à aparência física na sociedade atual, levando em consideração questões como referências culturais, comportamento, estética, moda e padrões de beleza. A atividade inclui a análise de fotos de personagens anônimos, sem grandes traços de estilos ou estereótipos. Com essas imagens os participantes fazem uma primeira leitura a partir da aparência, com a intenção de discutir se é possível saber algo sobre uma pessoa somente pelo modo como ela se veste. 

 

Divulgação

?Por ti América? reúniu cerca de 250 peças vindas de seis países da América Latina.

Em seguida é exibido um vídeo criado pela equipe de arte-educadores, com duração de aproximadamente sete minutos, contendo uma seqüência de imagens, frases e trilhas sonoras que provocam uma reflexão sobre questões culturais, estéticas, históricas e antropológicas. O vídeo mostra o padrão estético de ícones de beleza, de Monalisa a Gisele Bundchen, Brad Pitt e Tati Quebra Barraco. O filme aborda, ainda, a beleza feminina e masculina, traz informações sobre história da arte até a cultura popular atual, provocando uma análise sobre como o meio, o contexto familiar, cultural e social influenciam as questões íntimas e pessoais.

 

Na segunda parte da oficina são apresentados trabalhos de artistas contemporâneos, como Nazaré Pacheco, Orlan, Nan Goldin, Cindy Sherman, Vanessa Beecroft e Spencer Tunick. A proposta é entender como eles trabalham esses conceitos de aparência e beleza. No final, os participantes colam e desenham objetos no corpo de um manequim, para representar o avesso. Para encerrar, o grupo faz uma leitura dos resultados levando em conta como conceberam a representação partindo da imagem do personagem ali representado.

 

Oficina Temática Reciclos e Resíduos

 

Para os interessados em arte e meio ambiente, uma atração à parte é a atividade prática desta oficina. ?Reciclo e Resíduos? discute o excesso de lixo produzido pela sociedade de consumo. A partir do vídeo ?Ilha das Flores?, de Jorge Furtado (duração de 14 minutos), a idéia é investigar as relações entre os problemas sociais e os problemas ambientais.

 

Os orientadores mostram trabalhos de vários artistas que se utilizam de resíduos em suas obras, como Guto Lacaz e Franz Krajcberg, entre outros, com a intenção de sensibilizar os participantes da oficina. Em grupo, eles propõem uma campanha sobre esses temas (criada com resíduos e material reciclado diferenciado, como madeira, casca de ovo, plástico, papel e papelão etc, fornecidos pelo CCBB), que será levada e continuada em suas famílias, escolas e comunidades para que outras pessoas também reflitam e se posicionem. Para despertar a consciência ambiental.

 

Divulgação

Hall do CCBB na exposição Rembrandt, em setembro de 2002

Visita Educativa Conhecendo o CCBB

 

Acompanhada de oficinas temáticas que exploram o acervo arquitetônico do CCBB e sua evolução social, a visita começa em frente ao prédio, no calçadão, com os arte-educadores contando detalhes históricos e arquitetônicos do centro da cidade de São Paulo e do próprio prédio do CCBB, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico e Turístico de São Paulo (Condephaat) e pelo Departamento do Patrimônio Histórico/Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (DPH/Conpresp). Características da edificação são exploradas e discutidas.

 

Consta da programação a visita ao subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares, com oficinas temáticas no mezanino. Entrando no prédio e descendo para o subsolo, um objeto em particular chama bastante a atenção, principalmente das crianças - o cofre original da primeira agência do Banco do Brasil em São Paulo, que ali funcionou de 1927 até 1996.  Após o passeio, os educadores ainda realizam com os participantes uma oficina temática que explora o acervo arquitetônico do CCBB e sua evolução social. Todas as atividades são interativas e aplicadas de acordo com as faixas etárias que compõem o grupo. A idade mínima aconselhável é de 5 anos.

 

Loja do CCBB

 

Neste fim de semana (1/7 e 2/7), a recém-inaugurada loja do CCBB faz promoção  especial de produtos culturais, com descontos que vão de 30% a 50% em publicações ilustradas, de elevado padrão gráfico ? CCBB e Cosac Naif ?, que abrangem alguns dos principais nomes de diversas expressões artísticas e culturais nas áreas das artes plásticas, cinema, dança, música, teatro, idéias.

 

Também estão em promoção camisetas e canecas. Destaque para os catálogos das mostras de cinema do CCBB, que contam com 20 publicações, todas com desconto de 50%.

 

A loja, no térreo, abre das 12h às 20h.

 

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Rua Álvares Penteado, 112

Tel. 3113-3651

Ter a dom, das 10h às 21h

P/ agendamento de escolas, associações ou grupos, é necessária solicitação prévia, de seg a sex, das 9h às 18h, pelo tel. 3113-3649. Os programas acontecem de ter a sab, em diversos horários. Aos domingos não é preciso agendar, basta chegar e solicitar a atividade.

Metrô Sé e São Bento

www.ccbb.com.br

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.