Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Agenda 21 realiza sua primeira mesa-redonda no Centro
A primeira mesa-redonda da Região Central de São Paulo, voltada à Agenda 21 e Sustentabilidade, vai acontecer na próxima sexta-feira (12/5), das 13h às 19h, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, à Rua Genebra, 25, Bela Vista (ao lado da Câmara Municipal), tendo por tema ?Um Olhar Coletivo pela Agência 21 Local?.
Dois atos devem coroar o evento: a assinatura, pela Subprefeitura da Sé, de um Termo de Compromisso com a Agenda 21 Local, e a instalação do Fórum da Agenda 21 Local da Região Central, que irá consolidar as parcerias entre os diferentes setores e atores sociais locais.
A mesa-redonda é uma realização da Rede das Agendas 21 de São Paulo, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa (AFUBESP), um dos patrocinadores da Associação Viva o Centro, com apoio do Ministério do Meio Ambiente. Devem participar representantes da sociedade civil organizada, de instituições públicas e privadas, de associações sindicais, ONGs, institutos, movimentos sociais, universidades, empresas e estudantes.
Desde a Rio 92
AAgenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Tem como alicerce a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando todas as suas ações.
Contendo 40 capítulos, a Agenda 21 Global foi construída a partir de consenso entre governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.
A Agenda 21 Brasileira, cuja implementação coincidiu com o início do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, é um processo que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. O documento resulta de uma vasta consulta à população brasileira, sendo construído a partir das diretrizes da Agenda 21 global. Trata-se, portanto, de um instrumento fundamental para a construção da democracia ativa e da cidadania participativa no País.
Os principais desafios da Agenda 21 Local consistem no planejamento para a ação compartilhada, na construção de propostas pactuadas, voltadas para a elaboração de uma visão de futuro entre os diferentes atores envolvidos; condução de um processo contínuo e sustentável; descentralização e controle social e incorporação de uma visão multidisciplinar em todas as etapas do processo. Desta forma, governo e sociedade estão utilizando este poderoso instrumento de planejamento estratégico participativo para a construção de cenários consensuados, em regime de co-responsabilidade, que devem servir de subsídios à elaboração de políticas públicas sustentáveis, orientadas para harmonizar desenvolvimento econômico, justiça social e equilíbrio ambiental.
Serviço
Inscrições e informações: 3292-1744, ramal 228 E-mail: programagenda21@afubesp.com.br.
|