Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
13 câmeras monitoram segurança no Centro de São Paulo
Por Wellington Alves
Uma senhora caminhava na segunda-feira (31/7), sob o Viaduto do Chá, quando tropeçou e caiu, quebrando a perna. Imediatamente, a recém-criada Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) acionou o resgate para atender a idosa. Era o primeiro dia de funcionamento das 13 câmeras que estão monitorando o Centro de São Paulo. Quatro equipes, com cerca de sete pessoas cada, e uma central de rádio em comunicação direta com a Polícia Militar (PM) são investimentos que podem aumentar a sensação de segurança para quem circula pela região central da cidade.
Foram meses de promessa e, finalmente, as câmeras de monitoramento da segurança no Centro de São Paulo foram acionadas. A GCM promete mais 22 câmeras na região da Subprefeitura da Sé até o final de setembro. Para o inspetor de uma das equipes da Central de Monitoramento, Laércio dos Santos, o novo trabalho ?é importante para a população sentir-se segura e tende a reduzir o número de furtos e o uso de entorpecentes na região central?.
A Central de Monitoramento possui seis monitores de 42 polegadas com plasma e 14 monitores de 17 polegadas. O processo de ampliação de imagens pode detalhar o número de placa de um carro. Pelas ocorrências verificadas serão transmitidos alertas aos serviços públicos necessários.
Flagrantes
Santos citou algumas ocorrências de jovens que usavam drogas em via pública e foram flagrados pelas câmaras, mas disse que não houve apreensão. ?Os jovens usavam entorpecentes em via pública, mas quando a equipe da PM os encontrou, já não estavam mais portando nenhum produto.?
Apesar disso, Santos acredita que o serviço é bom e o aumento do número de autuações da PM pode fazer reduzir a criminalidade no Centro de São Paulo. Ele disse que com o sistema é possível constatar de maneira mais rápida diversas situações, como enchentes, incêndio, atuação de ambulantes, furtos e outras.
As 13 câmeras do Centro acham-se distribuídas pelas regiões da Sé, República, Anhangabaú, Avenida Ipiranga e Câmara Municipal. A GCM informou que outros locais da cidade irão receber o sistema de monitoramento por câmeras, e que a implantação depende de entendimentos com as subprefeituras. As regiões previstas são Penha, São Mateus, Perus, Mooca, Santana, Tucuruvi, Cidade Ademar e Lapa.
Até o fechamento desta matéria a GCM não tinha divulgado o número de autuações feitas com o auxílio do novo sistema de câmeras.
|