Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > 13 câmeras monitoram segurança no Centro de São Paulo

13 câmeras monitoram segurança no Centro de São Paulo

13 câmeras monitoram segurança no Centro de São Paulo

 

Fabio Mattos

Câmera no Vale do Anhangabaú produz imagens 24h por dia. Serviço está disponível desde segunda-feira (31/7)

Por Wellington Alves

 

Uma senhora caminhava na segunda-feira (31/7), sob o Viaduto do Chá, quando tropeçou e caiu, quebrando a perna. Imediatamente, a recém-criada Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) acionou o resgate para atender a idosa. Era o primeiro dia de funcionamento das 13 câmeras que estão monitorando o Centro de São Paulo. Quatro equipes, com cerca de sete pessoas cada, e uma central de rádio em comunicação direta com a Polícia Militar (PM) são investimentos que podem aumentar a sensação de segurança para quem circula pela região central da cidade.

 

Foram meses de promessa e, finalmente, as câmeras de monitoramento da segurança no Centro de São Paulo foram acionadas. A GCM promete mais 22 câmeras na região da Subprefeitura da Sé até o final de setembro. Para o inspetor de uma das equipes da Central de Monitoramento, Laércio dos Santos, o novo trabalho ?é importante para a população sentir-se segura e tende a reduzir o número de furtos e o uso de entorpecentes na região central?.

 

A Central de Monitoramento possui seis monitores de 42 polegadas com plasma e 14 monitores de 17 polegadas. O processo de ampliação de imagens pode detalhar o número de placa de um carro. Pelas ocorrências verificadas serão transmitidos alertas aos serviços públicos necessários.

 

Flagrantes

 

Santos citou algumas ocorrências de jovens que usavam drogas em via pública e foram flagrados pelas câmaras, mas disse que não houve apreensão. ?Os jovens usavam entorpecentes em via pública, mas quando a equipe da PM os encontrou, já não estavam mais portando nenhum produto.?

 

Apesar disso, Santos acredita que o serviço é bom e o aumento do número de autuações da PM pode fazer reduzir a criminalidade no Centro de São Paulo. Ele disse que com o sistema é possível constatar de maneira mais rápida diversas situações, como enchentes, incêndio, atuação de ambulantes, furtos e outras.

 

As 13 câmeras do Centro acham-se distribuídas pelas regiões da Sé, República, Anhangabaú, Avenida Ipiranga e Câmara Municipal. A GCM informou que outros locais da cidade irão receber o sistema de monitoramento por câmeras, e que a implantação depende de entendimentos com as subprefeituras. As regiões previstas são Penha, São Mateus, Perus, Mooca, Santana, Tucuruvi, Cidade Ademar e Lapa.

 

Até o fechamento desta matéria a GCM não tinha divulgado o número de autuações feitas com o auxílio do novo sistema de câmeras.

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.