Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
"Stapafurdyo" estréia no Memorial da América Latina
O espetáculo de arte circense com o sugestivo título de "Stapafúrdyo", montado em conjunto pelas companhias Parlapatões e Pia Fraus, que deram origem ao Circo Roda Brasil, estréia nesta sexta-feira (14/7) no Memorial da América Latina, na área central de São Paulo.
A Companhia de Concessões Rodoviárias, por meio de seu projeto CCR Cultura nas Estradas, patrocina o espetáculo. A montagem parte da excentricidade de vários tipos urbanos que desfilam pelo picadeiro. Imagens de grafite ajudam a contar as várias passagens de uma encenação que traz todo o vigor físico dos espetáculos acrobáticos de nível internacional. O resultado é um visual contemporâneo e de muito impacto.
"Cada número do espetáculo foi concebido a partir da visão do palhaço, como se todo o mundo fosse um pouco engraçado e estranho. As pessoas não percebem no seu dia-a-dia quantos elementos inusitados e divertidos existem nas cidades", conta Hugo Possolo, diretor, autor e palhaço dos Parlapatões.
Picadeiro
O elenco, formado por 20 artistas circenses, apresenta performances com animais infláveis manipulados, teatro de bonecos, malabaristas, street dance e trapezistas e utiliza os mais modernos recursos do circo para atrair a atenção do público.
A música também tem destaque no espetáculo. Para a produção da trilha sonora, desenvolvida especialmente para dar um tom moderno e ao mesmo tempo bem brasileiro à atuação dos artistas, foi convidado o performático André Abujamra (bandas Karnak e Os Mulheres Negras). Sua obra será apresentada ao vivo durante todo o espetáculo por três músicos, para garantir a animação da platéia.
Entre os detalhes que reforçam o ineditismo da iniciativa há ainda a concepção da lona, especialmente projetada para a ocasião. Diferentemente do que costuma ser apresentado nos circos nacionais, não haverá mastro no centro do picadeiro, o que permite maior visibilidade da platéia e amplia a área utilizada nos números aéreos.
Para rodar o Brasil
O consórcio Circo Roda Brasil reúne, além dos grupos teatrais Parlapatões e Pia Fraus, a empresa de comunicação Emigê e o produtor Ricardo Maia.
O objetivo do projeto é promover conceituados espetáculos na área circense e contribuir para o fortalecimento da arte em âmbito nacional. "A CCR vai viabilizar tudo o que a gente sempre sonhou. Há muito tempo vislumbramos a possibilidade de andar pelo País mostrando a nossa arte. Além disso, vamos ter contato com um público que não tem acesso à cultura por preços muito acessíveis", ressalta Possolo.
Depois das apresentações em São Paulo, o Circo Roda Brasil irá itinerar pelas cidades cortadas pelas rodovias do Sistema CCR.
A Fundação Memorial da América Latina e a Associação Viva o Centro selaram parceria para a difusão recíproca dos eventos que realizam como forma de incrementar o processo de recuperação da área central de São Paulo.
Serviço Memorial da América Latina Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 Estréia 14/7, às 21h Sex, às 21h; sáb e dom, às 17h e 20h Ingresso: R$ 20; estudantes pagam R$ 10 Metrô Barra Funda
|